As Possibilidades da Piezocirurgia – 13 de Setembro de 2019

As Possibilidades da Piezocirurgia – 13 de Setembro de 2019

As possibilidades da Piezocirurgia

A Implantec®, com o objetivo de promover a utilização da Piezocirurgia na odontologia vai promover pela primeira vez o curso de Piezocirurgia neste workshop os alunos receberam todas as dicas sobre as possibilidades cirúrgicas que os equipamentos Piezosurgery Touch e Piezosurgery White proporcionam.

O grande objetivo desse curso é mostrar como essa tecnologia pode agregar nos atendimentos dos cirurgiões dentistas, além disso, mostrar, na prática quais são os procedimentos podem ser feitos com os equipamentos piezo cirúrgicos.

Por que fazer o curso de Piezocirurgia?

O curso de Piezocirurgia vai te proporcionar toda base teórica e conhecimento clínico em procedimentos. Além disso, você terá acesso a todos os protocolos para aplicação das técnicas abordadas.

O grande diferencial são as modalidades teóricas e a prática feita em mandíbulas de porco, ovos e manequins. Ou seja, os participantes vão poder aplicar todo aprendizado adquirido no curso com auxílio do professor e, posteriormente em seu consultório.

Quais serão os procedimentos abordados no curso ?

Levantamento de seio maxilar por abordagem lateral

A técnica de levantamento de seio maxilar pela janela lateral é uma das mais comuns na implantodontia. No curso será mostrado, na prática como esse procedimento deve ser feito utilizando os equipamentos de Piezocirurgia da Mectron usando pontas específicas para a abertura da janela, afastamento e descolamento da membrana de Schneider da parada óssea.

Regeneração Óssea Guiada (ROG)

A técnica regeneração óssea guiada (ROG) é uma das opções de tratamento mais importante para atingir uma melhor osseointregração em implantes dentários. Além disso, ROG é um procedimento cirúrgico que necessita de matérias enxertados e membranas para estimular o crescimento de um novo osso.

A Regeneração Óssea Guiada é utilizada para restaurar ossos em casos de deiscências em volta do implante. Também utiliza-se esta técnica em defeitos maiores no maxilar.

A eficácia da regeneração óssea guiada na reconstrução do osso alveolar antes da instalação de implantes quanto ao redor de superfícies implantadas é tão grande que este procedimento é considerado o padrão em cirurgias ósseas.

Além disso, os participantes  serão apresentados a técnica conhecida como Sausage Technique ou Técnica da Salsicha, utilizada para o ganho ósseo horizontal em regiões posteriores e inferiores.

A Sausage Technique utiliza membrana reabsorvível de colágeno suíno para fazer a imobilização e proteção das partículas do substituto ósseo.

A falta do reforço de titânio da membrana reabsorvível pode ser compensada pela fixação segura da membrana, na parede vestibular. Esta técnica imobiliza o substituto ósseo e permite a formação do osso na quantidade desejada.

Implantes imediatos utilizando a Piezocirurgia.

Os implantes imediatos têm se tornado uma prática comum na odontologia, mas para o sucesso dessa técnica o paciente ter o mínimo de volume e espessura óssea para receber a prótese. Por isso, nem todo paciente está apto a receber o implante de forma instantânea.

Além disso, pacientes portadores de doenças que retardam a cicatrização, dependentes de vitamina D. Outras enfermidades que dificultam esse procedimento são:

  • diabete
  • Hemofilia
  • Problemas psicológicos
  • Doenças do metabolismo do cálcio
  • Osteoporose acentuada.

Pessoas em tratamento de algum câncer e até mesmo dependentes químicos (drogas ilícitas, bebidas alcoólicas e cigarros) não podem receber o implante imediato.

Esse procedimento consiste na instalação do implante logo após a cirurgia. As próteses colocadas na carga imediata devem ser substituídas pelas permanentes após um tempo. Além disso, os implantes imediatos tornam a osseointregração muito mais confortável para o paciente.

Acidentes e complicações imediatas e tardias.

Além de tudo isso, os alunos do curso vão receber uma série de dicas e protocolos para seguir quando ocorrer alguma intercorrência durante ou após a cirurgia.

Um dos problemas mais comuns é a hemorragia pós exodontia, devido à perfuração de um vaso sanguíneo. Os equipamentos cirúrgicos Piezosurgery Touch e Piezosurgery White reduzem bastante esse risco, pois, possuem uma tecnologia que reconhece o tecido praticado e corta apenas o osso, devido a isso, preserva os tecidos moles (gengiva, vasos sanguíneos e membrana).

Quem será o professor do curso?

Para ministrar esse workshop a Implantec®, buscou a parceria com o Professor Fabiano Capato, uma das maiores referências da implantodontia brasileira, além disso, possui um currículo recheado de especializações e pesquisas que embasam toda sua trajetória.

  • Especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial pela Puccamp;
  • Especialista em Implantodontia pela Fac. São Leopoldo Mandic;
  • Mestre em Implantodontia pela Fac. São Leopoldo Mandic;
  • Coordenador dos cursos de Especialização e Mestrado em Implantodontia da Fac. São Leopoldo Mandic;
  • Coordenador dos Cursos Internacionais em Implantodontia da Fac. São Leopoldo Mandic;
  • Coordenador do curso de Capacitação Avançada em Cadáveres – Miami – USA
  • Doutor em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa pela Unicamp;

Confira mais informações no currículo lattes do Professor Fabiano Capato

Ementa do Curso:

  • Osteotomia piezoelétrica: aplicações na Implantodontia
  • Levantamento de seio maxilar por abordagem lateral;
  • Expansões ósseas com Reconstruções associadas:
  • Distinção entre as técnicas de Expansões em Maxila e Mandíbula;
  • Distinção entre as técnicas de Expansões de um ou dois estágios;
  • Regenerações ósseas guiadas (Sausage tecnique)
  • Implantes imediatos utilizando a Piezocirurgia

Dia: 13 de Setembro de 2019

Horário: 08:00 às 18:00

Carga Horária total: 8 horas – 04 horas teóricas + 04 horas de hands-on

Valor: R$1490,00

Local: Auditório e clínica Implantec

Desconto de 10% em produtos Mectron, exclusivo para alunos do curso de Piezocirurgia!

Desconto de 10% na inscrição do curso para pagamento à Vista, até 15/05

  • Prof. Dr. Fabiano Capato de Brito

    • Especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial pela Puccamp; 
    • Especialista em Implantodontia pela Fac. São Leopoldo Mandic; 
    • Mestre em Implantodontia pela Fac. São Leopoldo Mandic; 
    • Coordenador dos cursos de Especialização e Mestrado em Implantodontia da Fac. São Leopoldo Mandic;
    • Coordenador dos Cursos Internacionais em Implantodontia da Fac. São Leopoldo Mandic;
    • Coordenador do curso de Capacitação Avançada em Cadáveres – Miami – USA
    • Doutor em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa pela Unicamp;

    Confira as fotos do Curso