1st International Meeting Piezosurgery Brasil – 07 e 08 de Junho de 2018

1st International Meeting Piezosurgery Brasil – 07 e 08 de Junho de 2018

O que aconteceu no 1º Meeting Internacional de Piezo cirurgia do Brazil?

O Meeting foi promovido com o objetivo de realizar uma troca de experiências entre profissionais da elite da odontologia, por meio de palestras e demonstrações de novos procedimentos, utilizando a técnica da Piezo cirurgia.

O evento aconteceu entre os dias 7 e 8 de Junho de 2018, e contou com a presença dos professores mais renomados do Brasil e do mundo.  O 1º Congresso Internacional focado em Piezocirurgia, abordou diversos assuntos relacionados à aplicabilidade desta técnica. Dentre os temas estão:

Dr. Tomaso Vercellotti.

O inventor da Piezo Cirurgia, é também, Cirurgião especialista em Odontoestomatologia; Graduado em Medicina e Cirurgia.  Dr Vercellotti vem pela primeira vez ao Brasil para compartilhar os seu vasto conhecimento em cirurgia óssea.

Tema: Vantagens clínicas da Piezo Cirurgia.

Dr. Fabiano Capato de Brito, Especialista e Mestre em Implantodontia, Fabiano também é Doutor em Odontologia na área de concentração Anestesiologia Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa.

Tema: Instalação de implantes, enxertos e expansões ósseas

Dr. Robert Carvalho da Silva, Especialista, Mestre e Doutor em Periodontia. Além disso, co-autor dos livros Reconstrução tecidual estética (2009) e Perio Implantodontia Estética (2015)

Tema: Ortodontia facilitada pela corticotomia com o Piezosurgery

Dr. Rogerio Zambonato, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Também possui Pós Doutorado em Cirurgia oral e Maxilofacial.

Tema: Cirurgia ortognática e Piezocirurgia – É possível ? Porque usar?

Dr. José Alfredo Mendonça, Doutor em Implantodontia, Especialista, Mestre e Doutor em Periodontia.

Tema: Levantamento do seio maxilar com Piezosurgery

Dr. Ângelo Menuci Neto, Ângelo é Especialista em Traumatologia Bucomaxilofacial e Mestre em Implantodontia.

Tema: Diversas aplicações clínicas com Piezosurgery

Dr. Marcelo Yoshimoto, Cirurgião Dentista e Pós Doutor em Biomateriais; Doutor em Anatomia Funcional Estrutura e Ultraestrutura; Mestre em Ciências Morfofuncionais e Especialista em Implantodontia.

Tema: Lateralização do nervo alveolar inferior com Piezosurgery

Dr. Sérgio Jayme, Doutor em Reabilitação Oral, Mestre e Doutor em Implantodontia.

Tema: Cirurgias avançadas com Piezosurgery

O que é e como funciona a Piezo Cirurgia?

A tecnologia Piezosurgery foi desenvolvida pelo professor italiano Dr. Tomaso Vercellotti em parceria com Mectron S.p.a. Durante seu desenvolvimento, vários artigos foram publicados pelo Dr. Vercellotti no ano de 1997. Nestes estudos foram descritos muitas aplicações em periodontia, endodontia, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial e implantodontia.

O que é Piezo Eletricidade?

A Piezo Eletricidade foi descoberta pelos irmãos Pierre e Jacques Curie em 1880, e baseia-se na habilidade que alguns cristais têm de gerar carga elétrica quando sujeitos a choques mecânicos e vice-versa.

O efeito Piezo Elétrico também é utilizado em outras áreas como medicina, música, em balanças, e até atuadores de impacto.

As cerâmicas Piezo Elétricas são as que apresentam maior flexibilidade de formato e de propriedades, sendo muito utilizadas na construção de equipamentos industriais, que vão desde sistemas de limpeza até sistemas de solda por ultrassom.

Na odontologia, e mais especificamente na peça de mão do Piezosurgery Mectron, os cristais piezo elétricos, ao serem excitados eletronicamente, geram vibrações com frequências ultrassônicas, que fazem vibrar pontas especialmente modeladas para cirurgia óssea.

Quais são as vantagens da Piezo Cirurgia?

A principal vantagem da técnica da Piezo Cirurgia é a preservação dos tecidos moles quando o dispositivo entra em contato com eles durante procedimento cirúrgico, preservando a integridade dos vasos sangüíneos e nervos.

Pelo fato de não causar danos aos tecidos moles, o equipamento reduz o sangramento no decorrer da cirurgia, proporcionando uma melhor visibilidade da região, o que reduz o risco de inflamações, edemas e dores do paciente.

O equipamento Mectron corta o osso de maneira seletiva, com pontas/inserções finas, com cortes milimétricos, lineares e com danos reduzidos.