Formei em odontologia! E agora?

Formei em odontologia! E agora?

Profissional da odontologia
Profissional da Odontologia

Este é um questionamento recorrente entre os estudantes de Odontologia e cirurgiões dentista recém formados. A área odontologico oferece aos profissionais diversos campos de atuação por isso, alguns estudantes acabam ficando confusos sobre qual caminho seguir após a  graduação.

Montar um consultório odontológico vai além do conhecimento técnico adquirido na faculdade. O dentista precisa sabe como prospectar os clientes, investir em infra estrutra e equipamentos odontológicos, além disso, deve manter -se sempre atualizado por meio de especializações. 

Conversar com profissionais com experiência no mercado é importante!

A comunicação com professores e profissionais que ja atuam no mercado odontológico são de fundamental impotência para iniciar a carreira. Procure informações de como foi o período após a faculdade. Pedir orientações de como iniciar a carreira também pode te ajudar muito

“Quem tem um amigo, não morre pagão” 

Construir uma rede contatos é tão importante quanto o conhecimento adquirido na graduação, participe de congressos, eventos e cursos da área. Além de se especializar você começará a criar sua rede de contatos e com isso, pode criar oportunidades de trabalho e conhecer o comportamento do mercado odontologico.

Além disso, o cirurgião dentista recém formado pode ser apadrinhado por um professor ou um profissional da área. Já pensou que legal?

Estudar, estudar, estudar e estudar mais
!

Um bom profissional da Odontologia nunca para de se capacitar, pois, em uma área tão dinâmica como esta , se especializar em campo especifico pode te dar vantagens em relação aos demais profissionais. Pesquise sobre inovações tecnológicas, quais procedimentos são mais procurados e foque em uma especialidade odontologica.

Qual especialidade odontologica seguir? 

Especialidades da odontologia
Especialidades da odontologia

Alguns estudantes de odontologia sabem em qual área vão seguir carreira logo nos primeiros anos da faculdade. Porém isto não acontece com todos, pois, existem diversas especialidades, por isso, as duvidas sobre a carreira surgem.  

Cirurgia Geral: 

Após a graduação concluída, o cirurgião dentista está habilitado a cuidar da saúde bucal de maneira geral. O Cirurgião dentista está autorizado à fazer profilaxia, radiografias, preparo cavitário e realizar pequenas cirurgias. 

Ortodontia: 

Uma das áreas mais populares, o Ortodontista é o profissional responsável por tratar a arcada dentária, corrigindo a posição dos dentes restabelecendo a articulação correta entre as arcadas dentárias, através de aparelhos fixos ou moveis. 

Implantodontia: 

O implantodontista é responsável por cirúrgias e implantes de próteses dentárias fixas ou moveis.  Além disso, este profissional pode fazer diagnostico de estruturas ósseas dos maxilares. Este profissional pode atuar em consultórios ou em empresas privadas. 

Cirurgião Bucomaxilofacial: 

O Bucomaxilofacial é responsável por diagnosticar e tratar lesões, traumas e anomalias na boca e face. Além disso, este profissional especializado nesta área está apto para realizar cirúrgias, transplantes, implantes e enxertos.

Odontopediatria: 

Está é a especialidade odontologica que trata da saude bucal das crianças. O Odontopediatra precisa ter calma e paciência. Pois além de cuidar dos dentes ele trabalhará o emocional das crianças, para que elas aceitem o tratamento sem traumas. 

Periodontia: 

O especialista em Periodontia, é responsável por cuidar dos tecidos moles (gengiva) e ossos que equilibram os dentes. Durante a sua especialização, este profissional estuda todas as causas que levam as doenças periodontais e como trata-las de forma adequada. O mercado de trabalho para este especialista é um dos mais promissores. 

Odontologia Estética: 

Todo mundo gostaria de ter o sorriso e face harmonizada, correto? O dentista que se especializa nesta área é responsável por restaurar a função mastigatória e estética dos pacientes através de resinas, facetas, peeling gengival, clareamento e harmonização orofacial. Os profissionais que optam por essa área encontram várias oportunidades no mercado.   

Endodontia: 

Profissional responsável por cuidar dos problemas relacionados a polpa dentária e raiz dos dentes. O tratamento mais conhecido que o Endodontista pode fazer é a instrumentação de canal radicular ou somente canal como é popularmente conhecido. 

Gostou das dicas?

Navegue em nosso site e fique por dentro de tudo há de mais tecnológico em equipamentos odontológicos, inovações no mercado e cursos de especialização.

Além disso, conheça todos os produtos de primeira linha como Mectron, NSK, DMC e Geistlich.